terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia 03 - Homenagens para a Grande Dama

Hoje vou falar sobre algumas homenagens que garimpei pela internet, em razão do aniversário da grande dama.
Pra minha completa invejinha, tem dois eventos que com certeza serão lindos, ambos no Rio de Janeiro:


O Instituto Moreira Sales realiza na quinta-feira, 18, às 20h, o evento ‘Uma noite com Lygia’, em homenagem aos 90 anos de Lygia Fagundes Telles, comemorados no dia 19 de abril. Na ocasião, a atriz Júlia Lemmertz faz uma leitura aberta ao público dos contos ‘Pomba enamorada ou uma história de amor’ e ‘Natal na barca’, de autoria da escritora, cujo arquivo está sob a guarda do IMS. A entrada é Catraca Livre, com senhas distribuídas uma hora antes do início do evento.
O Blog do IMS vai publicar um documento do arquivo de Lygia, onde a coordenadora do acervo de Literatura do IMS, Elvia Bezerra, fará uma apresentação sobre a correspondência entre Lygia Fagundes Telles e o escritor Erico Veríssimo. Além disso, a Rádio Batuta deve disponibilizar dois contos de Lygia gravados pela própria escritora. (fonte: catraca livre)

                                                                             -§-

Os corredores da Fundação Biblioteca Nacional ganham mais vida com a exposição sobre Lygia Fagundes Telles que começa hoje, 15 de abril. A mostra é uma homenagem aos 90 anos de vida de uma das mais importantes escritoras brasileiras. Está sediada no segundo andar da Biblioteca Nacional e tem entrada franca.
A exposição é composta por documentos do setor de Obras Gerais aqui da BN. Entre contos e romances, diversos livros foram selecionados para ilustrar a trajetória da escritora desde suas primeiras publicações até obras mais recentes, como Invenção e Memória. Além disso, há reproduções de periódicos referentes à ela e uma foto da autora no auge de sua juventude e elegância.
Exposição Lygia Fagundes Telles: 
Local: 2º andar da Biblioteca Nacional
Data: de 15 de abril a 10 de junho
Horário: seg a sex das 9h às 20h; sáb das 9h às 17h; dom e feriados das 12h às 17h
Entrada franca


O jornal O Estado de São Paulo também tem feito algumas lindas reportagens sobre Lygia.
Vale ler esta aqui.
Olha só o começo da reportagem:

Para João Ubaldo Ribeiro, é a grande dama da literatura brasileira. Milton Hatoum destaca a magnitude e a perenidade dos contos de Antes do Baile Verde e Seminário dos Ratos, livros publicados nos anos 1970. Já Ignácio de Loyola Brandão garante não "existir, na literatura brasileira, uma pessoa mais adorável".

Amanhã a homenagem será visual. Apareçam por aqui .

Nenhum comentário: