quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Abordagem Mediterrânea

Terça feira é dia de rodízio, então é dia de diversão. Lá fui eu no SESC Pinheiros ver a exposição "A Abordagem Mediterrânea"
A exposição se compõe de fotos, filmes, esculturas. O objetivo é retratar a variedade da cultura dos diferentes países localizados no Mediterrâneo.
Olha só o que a Folha comenta sobre a exposição:
"Marie Bovo, espanhola radicada em Marselha, fotografa de baixo para cima os varais de construções na cidade do sul da França. O céu surge branco e poeirento, caminha para o azul do meio-dia e mergulha num roxo profundo.
Estáticas, as roupas secam nesses varais estendidos enquanto a crise afunda bancos e governos e guerras ocorrem do outro lado do mar.
Essa sensação de pausa inquieta também está nas obras de David Casini, que reproduziu construções ilegais na Sicília e instalou suas maquetes sobre pedaços de coral.
Sob redomas de vidro, seus prédios são bibelôs sarcásticos, um símbolo da corrupção que na região parece brotar e crescer como forma natural, um fóssil mediterrâneo.
No fundo, é uma reflexão sobre a ordem deslocada. Da mesma forma que uma vista aérea das ondas que se arrastam na areia, no vídeo da francesa Ange Leccia, lembra um eletrocardiograma da região, formas abstratas medem a tensão no ar.
Esse mesmo mar é objeto de contemplação dos homens que passam o dia a olhar o porto de Argel. No vídeo da francesa Zineb Sedira, a câmera passeia por cenários urbanos da capital argelina, quase sempre vazios, e mostra homens solitários.
Se o mar é metáfora para uma barreira de contenção entre África e Europa, na obra do israelense Khalil Rabah a fronteira ganha dimensão concreta com o muro erguido entre Israel e Palestina.
Rabah juntou o entulho da construção e leiloou caixas de pedras e areia num irônico ritual de expurgo, a separação entre os povos a ser arrematada em ato público."
Resumindo: é lindíssima. Principalmente pra quem aprecia fotografias...Imagens tão lindas e delicadas....pena que não dava pra tirar fotos..Mas o SESC oferece um catálogo da exposição que é lindo...de graça!!!!!!!!
Triste constatar que somente eu estava naquela tarde/noite apreciando esta exposição. Por que as pessoas não gostam do que é bacana???
Algumas informações, pra quem quiser ir:


Sesc Pinheiros

Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros - Oeste
(011) 3095-9400
www.sescsp.org.br
- Estac. (R$ 6 a R$ 8 a 1ª h)
- Acesso para deficiente
De 23/11/2012 até 13/01/2013



PS.: Estas duas fotos acima me encantaram: Peter Wuthrich crcriou  uma série de fotografias nas quais transeuntes são transformados em anjos por meio da inserção de asas feitas de livros.

3 comentários:

Milene disse...

Deve ser fantástica esta exposição. Eu adorei as asas feitas de livros, genial;)
Bjinhos

Ana, Anjogatos disse...

Ai Nice, lindas fotos... Deu até vontade de ir ver pessoalmente. Beijos

Michelle disse...

Que máximo! Os anjos com asas de livros são bem interessantes mesmo.
bjo