quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cadê a vacinação contra a raiva?


Retirei essa notícia do site Delas
Doença pouco comum entre animais domésticos, graças a vacinas, a raiva foi responsável pela morte de uma gata na zona sul de São Paulo, segundo informa a Secretaria Municipal da Saúde. A morte do animal de Izabel Bonifácio da Cruz, 50, aconteceu por volta do mês de outubro de 2011.
O Estado de São Paulo registra uma média anual de seis casos de raiva animal, geralmente em morcegos – possivelmente os transmissores da doença para o felino. O último caso de um animal doméstico diagnosticado com a doença na capital foi registrado em 1983.
A Coordenação de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo foi notificada em 1º de dezembro pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo sobre a ocorrência.
De acordo com a secretaria, após ser comunicada, a COVISA desencadeou todas as medidas previstas para o controle da doença e não foi encontrado nenhum novo caso ou suspeita. As equipes de vigilância realizaram atividades de casa a casa, orientando os moradores e providenciando a vacinação de cães e gatos.
A vacinação de animais no município tem sido responsabilidade da própria prefeitura, uma vez que, desde o ano passado, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição de vacinas para o estado.
Eu sempre vacinei meus gatinhos no veterinário junto com as outras vacinas recomendadas pra gatinhos...quando não tinha o conhecimento e o dinheiro suficiente, mesmo assim levava sempre meus bichanos nas campanhas.
Fiquei abismada com os últimos acontecimentos: as vacinas que levaram muitos bichinhos a morrer, a suspensão da vacinação, e agora isso.
Tentei entrar em contato telefônico com o CCZ, mas não obtive nenhuma informação a respeito.
É pra isso que a gente paga um monte de impostos? Cadê a proteção pros nossos bichinhos? Tem gente que não tem condições de pagar a vacina, mas ama seus animais e quer manter eles protegidos da raiva.
O que você acha disso?

4 comentários:

Michelle disse...

Mais um absurdo na lista das coisas inacreditáveis que vemos todos os dias. Lembra que na época da vacina problemática ninguém admitia que o produto podia matar os animais vacinados? Depois de várias mortes, assumiram o erro e recolheram o produto. Um ano depois, em vez de oferecer uma solução, simplesmente acharam mais prático não fornecer mais nada, né?

Milene disse...

Oi Nice, impunemente o dinheiro dos impostos recolhidos enche fartamente o bolso de alguns.
É uma sucessão diária de absurdos.

Unknown disse...

Aqui no Rio tb não teve vacinação no ano passado. Em 2010 alguns animais morreram em consequência da vacina contra raiva dada na campanha anual.

Outra coisa que ouvi de amiga gateira e da vet que tratou o Rock é que não tem disponível nomercado a vacina para Felv/Fiv, a quintupla. Como pode isso?

Sandra Mitsue disse...

Oi Nice...
Adorei suas postagens...adorei seu espaço...Vejo que você é uma gateira...rs...A minha gatinha Nina vem daqui a pouco te conhecer...
Beijos!
San...