terça-feira, 5 de maio de 2009

Insônia

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final. O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais. Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.
A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.

Faz tempo que não consigo dormir mais do que 03 horas por noite. Mais um motivo pra eu ter meu cantinho...poderia ler, plantar bananeira, fazer as unhas...tudo na tentativa de atrair o sono...

Se vocês tiverem uma receitinha caseira pra me ajudar a dormir melhor, agradeço, pois estou cansada de ficar escutando as notícias na CBN...sei absolutamente tudo sobre o pré-sal, o Lula e a Dilma, a gripe dos porquinhos, qual é a cor da meia que o cachorro do Barack Obama arrancou da gaveta....etc, etcMe ajudem, please!!!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

disse...

eu tenho insônia. moro sozinha, posso fazer qq coisa, menos dormir. minha dica é: pegue um dos seus gatos e olhe pra ele. ele vai dormir logo, com certeza. fique reparando na carinha dela... uma hr, sem perceber, vc já tá dormindo!

Andrea Sassaki disse...

Nice, amore...eu sou ao contrário: se deitar a cabeça no travesseiro, já estou dormindo. Minha mãe sofre de insônia, mas à noite, ela toma um copinho de leite morno com mel, pega o "nana" (um cobreleito bem levinho, mesmo no calor), apaga a luz e fica com a tv ligada bem baixinho. Meia hora depois, ela já está relaxada e quase dormindo. Tente, se não der certo, vou procurando outra receita para ti, ok? Boa quarta! Beijocas!

Ana, Aprendiz de Anjo disse...

Nice, copo de leite quente ajuda, mas a minha infalível e me concentrar em algo repititivo (ex. rezar o terço ou ouvir os cantos gregorianos). Beijos

Ana Flávia disse...

Pra mim a melhor coisa foi homeopatia. Demora um pouco, mas funciona pra sempre.
Outra coisa enquanto não faz efeito é tomar chá de eucalipto, feito com a mesma folha que se usa pra inalação.
É meio difícil de achar, mas é uma delícia pra dar um sono do caramba!! rsrs

Elaine disse...

Olá!
Nice, eu durmo até acordada!
Mas minha irmã tem insônia e ela diz que é horrível. Mas um chá de erva-cidreira beem docinho ajuda. E não levar chateação para a cama também. E ler, você gosta?
Ah, mandei seu ingresso hoje e coloquei junto um livreto: Como cuidar do seu gatinho.Acho que tem mais serventia para uma mãe de gato do que para uma mãe de cachorro.
Beijos.

Nana disse...

Uma ou duas horas antes de dormir, prepare-se.
Evite agitar seu cérebro com a tv ou internet.
Tome um banho relaxante, tome um chá ou um leite morno e vá para a cama.
Coloque uma música relaxante bem baixinha e faça um relaxamento, primeiro com a respiração... bem lenta imagine que cada vez que vc respirar estará mais relazada.
Daí comece a fixar sua atenção no topo da cabeça e imagine o músculo bem relaxado, depois a testa, maxilar e vai descendo.... qdo perceber que algúm lugar está mais dolorido, fixe mais neste ponto. Faça este relaxamento até chegar no pé....
Se mesmo assim não estiver com sono imagine um quadro branco (tipo lousa) com um círculo no meio e imagine um número de 3 dígitos e vá apagando (como se estivesse apagando com apagador) sem apagar o cículo e vá colocando o número de forma decrescente.
Ex 389 - apaga 388, apaga, 387 apaga... SE COM TUDO ISSO VC NÃO DORMIR.... DESISTO!! RS
Espero que ajude!!!!!
Bjs