sexta-feira, 1 de maio de 2009

Camille Claudel

Um dos filmes mais marcantes pra mim. Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel(Isabelle Adjani) entra em conflito com a sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e ,depois, assistente do famoso Auguste Rodin(Gérard Depardieu). Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio

Assisti novamente a este filme que me marcou muito pela intesidade de emoções de Camille. Tiveo prazer de ver a exposição de suas obras quando vieram ao Brasil. Não teve o mesmo impacto da exposição de Rodin, mas suas obras demonstram a imensa sensibilidade de uma mulher que só tentou ser feliz.


3 comentários:

Milene disse...

Oi Nice! Adoooro esse filme!! Faz muito tempo que assisti, cheguei a chorar. Não vi a exposição com as obras dela, mas pude ver as do Rodin, aqui no MARGS, há pouco anos.
Obrigado pelo selinho Nice, amei!!
Beijos e bom final de semana

Gata Lili disse...

Acho que sim, Nice. Devem ser meias limpas. Afinal, nós gatinhos somos muito higiênicos! Tudo bem com você e seus gatinhos?

crazy cat lady disse...

Eu não assisti Camille Claudel ainda,mas já li muito sobre ela. Pretendo ver esse filme assim que tiver oportunidade!
Nice,AMEI seu blog,eu o estou adicionando à minha relação de blogs favoritos e pode ter certeza de que estarei sempre por aqui!
Aliás,agradeço muito sua visita ao "Crazy Cat Lovers",sou blogueira "fresca",tenho experiência com sites,mas estou ainda completamente perdida na blogosfera!;-)
Beijos e um ótimo domingo!