domingo, 25 de maio de 2008

Como aproximar-se de um gato ferido

Existem muitas formas de cuidados com gato - e é importante saber abordar seu animal de estimação quando ele estiver ferido. Para conseguir ajudar um gato ferido, você deve lembrar que ele tem armas poderosas: a boca e quatro patas com unhas afiadas. É provável que um gato ferido fique arisco, especialmente se ele achar que está sendo encurralado por você. Por isto, você precisa tomar muito cuidado ao se aproximar dele. Depois de tudo, é desmotivador - e também doloroso - ser arranhado ou mordido por um gato assustado que você está tentando ajudar. Veja a seguir algumas dicas de como se aproximar de um gato ferido.

Passo 1: aproxime-se do gato lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador. Passo 2: aproxime-se do gato sem tocá-lo. Passo 3: incline-se em direção ao gato. Se o gato estiver com os olhos arregalados, as orelhas para trás e rosnando, não tente acariciá-lo. Passo 4: se ele estiver apenas rosnando, tente tranqüilizá-lo com um afago inicial atrás da cabeça. Se ele permitir, acaricie o resto da cabeça e do pescoço. Coçar as orelhas e acariciar abaixo do queixo é normalmente confortável.

Sheldon Rubin, DVM. "HowStuffWorks - Como aproximar-se de um gato ferido". Publicado em 07 de abril de 2006 (atualizado em 07 de maio de 2008) http://casa.hsw.uol.com.br/aproximar-gato-ferido.htm (25 de maio de 2008)

Nenhum comentário: