quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia 05 - Trechos de Livros de Lygia

Amigos,

resolvi copiar uma publicação de um blog sobre Lygia, do qual participei por algum tempo, Comunidade Lygia Fagundes Telles. Uma linda homenagem de amigos que se conheceram através do Orkut, e que continuam semeando Lygia através do Facebook.
A compilação dos trechos abaixo foi feita pela Claudia, uma moça inteligente ao extremo.


Descobri outro dia que a gente só se mata por causa dos outros, para fazer efeito, dar reação, compreende? Se não houvesse ninguém em volta para sentir piedade, remorso e etc. e tal, a gente não se matava nunca. Então descobri um jeito ótimo, me matar e continuar vivendo. Largo meus sapatos e minha roupa na beira do rio, mando cartas e desapareço.
VERÃO NO AQUÁRIO

"Ah! se a gente pudesse se organizar com o equilíbrio das estrelas tão exatas nas suas constelações. Mas parece que a graça está na meia-luz. Na ambigüidade. E até as estrelas, pobrezinhas, equilibradas mas tremendo tanto na solidão... "
AS HORAS NUAS


"Minha mãe não usava a palavra suor que era forte demais para o seu vocabulário  ela gostava das belas palavras. Das belas imagens. Delicadamente falava em transpiração com aquela elegância em vestir palavras como nos vestia."
VERDE LAGARTO AMARELO

Com a ponta da língua pude sentir a semente apontando sob a polpa. Varei-a. O sumo ácido inundou-me a boca. Cuspi a semente: assim queria escrever, indo ao âmago do âmago até atingir a semente resguardada lá no fundo como um feto".
VERDE LAGARTO AMARELO 


"Então sonhei e no sonho Deus me apareceu, quer dizer, senti que ele pegava minha mão com sua mão de luz. E vi o meu menino brincando com o menino Jesus no jardim do paraíso."
NATAL NA BARCA 


"Trocaria o diamante, o sapato de fivela, o iate - trocaria tudo, anéis e dedos, para poder ouvir um pouco que fosse a musica do saxofone. Nem seria preciso vê-lo, juro que nem pediria tanto, eu me contentaria em saber que ele esta vivo, vivo em algum lugar, tocando seu saxofone."
APENAS UM SAXOFONE 


"Confesso que não fui mesmo compassivo e ainda assim ouso sonhar com outra vida porque sempre sonhei (e ainda sonho) com Deus. Imploro o inferno do corpo ( e o gozo ) que inferno maior eu conheci aqui empedrado.
ANÃO DE JARDIM 


"O mato rasteiro dominava tudo e não satisfeito de ter-se alastrado furioso pelos canteiros, subira pelas sepulturas, infiltrara-se avido pelos rachões dos mármores  invadira as alamedas de pedregulhos esverdinhados, como se quisesse com sua violenta forca de vida cobrir para sempre os últimos vestígios da morte."
VENHA VER O POR DO SOL


"Trocaram um leve beijo. Depois ela prosseguiu sozinha pelo estreito caminho de sombra. Quando julgou ter atingido a metade, voltou-se. Lá estava Conrado na mesma posição em que o deixara, de pé na clareira. Mas os frouxos raios de sol que o iluminava já tinham desaparecido. "Apagou-se" pensou ela acenando-lhe pela última vez.
CIRANDA DE PEDRA


"Não peça coerência ao mistério nem peça lógica ao absurdo."
POTYRA


"Meu nome é Luisiana, me diz agora o ectoplasma. Há muitos anos mandei embora o meu amado e desde então morri."
APENAS UM SAXOFONE

Gostou? Visite o blog e conheça mais textos, fotos e belas homenagens para Lygia.
Amanhã é o dia especial sobre a grande dama.