domingo, 1 de abril de 2012

GENTILEZA GERA GENTILEZA?



Hoje levantei cedo, ainda por causa da insônia diária. Resolvi abastecer o carro e dar uma passadinha no mercado pra comprar uns mimos pra uma amiga e pras minhas irmãs.
No posto, fui calibrar o pneu...chegou um homem numa moto daqueles esportivas. Gentileza...resolvi entregar a mangueira pra que ele calibrasse os pneus da moto...no final, esperava um obrigado. Nada....Calibrei os pneus e saí meio frustrada.
No mercado, enquanto aguardava na imensa fila, jogando no celular, um senhor atrás de mim desferia palavrões por causa das filas. Pegou uma revista, rasgou o saquinho e disse pro outro: "pelo menos vou dar prejuízo pra eles com esta revista", foi o que ele falou...nem leu a revista, pois ficou reclamando de tudo e de todos com outro senhor.
Gentileza parece que não gera mais gentileza...já tinha observado ele em um corredor jogando os produtos com desprezo no carrinho. 
Por que o ser humano está virando um ser tão cheio de fel? Não digo que sou perfeita, mas tento ser gentil, mesmo dentro da minha imensa timidez. Mas cada dia percebo mais a maldade, a falta de cavalheirismo...No lugar onde trabalho, as pessoas nem esperam os outros saírem do elevador...os homens tomam a frente das mulheres com grosseria.
Será que eu é que estou errada em não agir como uma besta humana? Estou começando a crer que sim...e não sei porque esta maldade me afeta tanto...
Deixo vocês com trecho da música Gentileza, de Marisa Monte em homenagem a um homem bom:

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

3 comentários:

Milene disse...

A grosseria tem imperado por aqui também. Já cansei de segurar porta para idosos, ajudar com sacola pesada, ceder prontamente o assento em ônibus para gestantes e não receber nem um sorriso de volta. As pessoas são mal educadas mesmo e o pior é que pessoas assim criam filhos que um dia também serão grosseiros... um nojo. Uma horda de gente estúpida, achando que é esperta.
Mas tu não estás errada,não. Os grosseiros que se danem... ainda é certo ser gentil, não importa quantas pessoas não o sejam mais.
Bjocas e bom domingo

Unknown disse...

Sei que têm muitos sem-educação por ai e como tem! Mas como você não deixo de dizer bom dia, cumprimentar as pessoas, ter sempre um sorriso no rosto. Eles não vão me fazer mudar!
bj

Michelle disse...

Gente mal educada é o que não falta por aí. Acho que não vale a pena se chatear por tão pouco. Não precisa se igualar sendo rude também, mas infelizmente não dá para contar com a reciprocidade. Basta você fazer a sua parte e pronto.
bjo