domingo, 28 de novembro de 2010

Assédio Moral


É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras,repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.

 O/A trabalhador/a humilhado/a ou constrangido/a passa a vivenciar depressão, angustia, distúrbios do sono, conflitos internos e sentimentos confusos que reafirmam o sentimento de fracasso e inutilidade.
As emoções são constitutivas de nosso ser, independente do sexo. Entretanto a manifestação dos sentimentos e emoções nas situações de humilhação e constrangimentos são diferenciadas segundo o sexo: enquanto as mulheres são mais humilhadas e expressam sua indignação com choro, tristeza, ressentimentos e mágoas, estranhando o ambiente ao qual identificava como seu, os homens sentem-se revoltados, indignados, desonrados, com raiva, traídos e têm vontade de vingar-se. 

Passam a conviver com depressão, palpitações, tremores, distúrbios do sono, hipertensão, distúrbios digestivos, dores generalizadas, alteração da libido e pensamentos ou tentativas de suicídios que configuram um cotidiano sofrido. É este sofrimento imposto nas relações de trabalho que revela o adoecer, pois o que adoece as pessoas é viver uma vida que não desejam, não escolheram e não suportam.
Fonte: www.assediomoral.org.br

Se você chefia alguma equipe, pense nas situações escritas acima. Chefe não precisa ser ruim...e mesmo que tenha que tomar atitudes que não são agradáveis aos seus subordinados, poderá fazê-lo de maneira menos agressiva, se souber ouvir os problemas da sua equipe e acreditar que trabalha com pessoas e não com máquinas.
Pense que você pode ter entre os membros da sua equipe, uma pessoas com fortes problemas de socialização e psicológicos, e que a maneira como você coloca determinadas situações, poderá levar a pessoa a situações limites.
Infelizmente as pessoas não pensem em nada, a não ser nelas mesmas...e esmagar o outro é visto com prazer. Quem sofre assédio moral é visto como uma pessoa fraca, desequilibrada...até mesmo por alguns profissionais que deveriam tratar deste mal.


2 comentários:

Arte dos Gatos disse...

Oi amiga, já passei por assédio moral e é horrível, posso dizer que ali foi o começo da minha depressão.
Agora escolho melhor onde vou trabalhar!
Bj
Si

Dricalaz e os Gatonetes... disse...

Eu tb passei por isso, vivia doente, foi punk!.
Para vc ter idéia, desde 2002 quando saí do local, até hoje ainda tenho pesadêlos, acordo passando mal, revivendo tudo...
Agarro o primeiro gato, que vejo em cima de mim e me acalmo...
Força!!!
Vc supera!!!!!!