domingo, 18 de outubro de 2009

Pernalonga, Roger Rabbit....

Coelhos são queimados para gerar biocombustível na Suécia – Os corpos de milhares de coelhos são queimados em uma usina de geração de energia na região central da Suécia.

Os animais vem da capital sueca, Estocolmo. A Prefeitura mata milhares de coelhos anualmente para proteger parques e campos na cidade.


As espécies de coelhos não são nativas da Suécia. De acordo com as autoridades, os coelhos sujam muitos dos espaços verdes da capital. Como não há animais predadores de coelhos em Estocolmo, a Prefeitura contrata caçadores para matá-los. Matéria da BBC Brasil.
Um dos caçadores, Tommy Tuvunger, disse ao site da revista alemã Spiegel que seis mil coelhos foram mortos no ano passado. Neste ano, três mil já foram caçados.
“Eles são um problema muito grande”, diz Tuvunger. “Depois de mortos, os coelhos são congelados e, quando temos números suficientes, uma empresa vem e os leva.”
Os coelhos são levados para a usina na cidade de Karlskoga, que os queima para fornecer energia para o aquecimento de casas.
Leo Virta, diretor da empresa Konvex, que fornece os coelhos para a usina, desenvolveu uma forma de processar os restos dos animais para a produção de biocombustível com financiamento da União Europeia.
Com a técnica, o corpo do coelho é esmagado, ralado e depois levado a uma caldeira, onde é queimado junto com pedaços de madeira e lixo para geração de calor.
“É um bom sistema, porque resolve o problema de lidar com o lixo animal e gera aquecimento”, disse Virta à BBC.
O editor do jornal The Local, de Estocolmo, disse à BBC que a notícia do uso de coelhos para produção de biocombustíveis gera polêmica no país.
“Na cidade onde eles estão sendo queimados, a reação dos moradores é bastante calma”, disse o editor James Savage.
“Mas em Estocolmo, existe a preocupação de que os coelhos são bonitinhos. Isso entre algumas pessoas, em especial ativistas de direitos animais, que pensam que esta não é uma boa forma de se tratar coelhos.”
Fonte: Ecodebate

Comentário: recebi essa notícia de uma amiga. Fiquei sem chão. Procurei petições prontas sobre esse caso, e não achei nada. Alguém sabe como posso fazer algum tipo de abaixo-assinado? Quem quer colaborar nessa luta?


6 comentários:

Maira disse...

Que absurdo! Depois dizem que os seres humanos são animais racionais???? onde????
Também não sei como fazer uma petição ou coisa assim, mas se surgir uma oportunidade de manifestação, conte comigo!

P.S. e dizem que lá é "primeiro mundo" (???????)

Mariana disse...

Sei q é super polêmico, mas animais exóticos e portanto sem predadores naturais podem se transformar em pragas incontroláveis e nocivas ao meio ambiente como já acontce por aqui até c/animais nativos (capivaras, por ex). Qual solução vc sugere, considerando q a morte desses animais seja indolor ( a pesquisar)?

Nice disse...

Mariana,
realmente é um assunto polêmico...e eu vou entrar com polêmica também. A China tem superpopulação....a Índia é um país cheio de pobres...se fosse no tempo de Hitler, a solução seria matar todos. Mais rápido, né?
Acredito que existam meios de controlar uma superpopulação de coelhos. Não sei qual, pois não sou estudiosa nesse assunto, mas não acho que a morte seja solução pra isso. E nada garante que a morte dos coelhos seja indolor, pois são caçados...Eu continuo indignada com essa notícia.

Gata Lili disse...

se for verdade, é mais um absurdo que envergonha a espécie humana...

Angelique disse...

Que coisa mais absurda e horrenda. Nice, eu conheço mas é em inglês, é no Care2.com. Nacionais não conheço nenhum, mas como o caso é na suécia, com certeza lá deve ter. preciso buscar, se achar coloco o link aqui pra vc. assinar e aí poder enviar tb a outras pessoas

Angelique disse...

Nice achei o site. pegue o link e divulgue: http://www.thepetitionsite.com/petition/215909113#

Um ótimo sabado pra ti