quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cuidados com os animais no verão


Assim como os humanos, os animais de estimação precisam se adaptar ao calor e a umidade. A hipertermia, as infestações de ectoparasitas, as picadas de mosquitos e pernilongos, as viroses e doenças de peles são alguns dos problemas que acometem os animais nesse período.
O cão e os gatos sentem muito mais calor do que o ser humano. Sendo assim, todo cuidado é pouco para que eles possam atravessar o verão com saúde.
O período de chuvas também aumenta a incidência de Leptospirose, doença transmitida pela urina de ratos disseminada pelas enxurradas e alagamentos. Para prevenir essa virose, o animal deve ser vacinado regularmente, além de impedir que o animal entre em contato com os locais potencialmente contaminados. Animais que vivem em casa, devem ter esse cuidado redobrado, pois os roedores transitam livremente entre as casas, procurando restos de alimentos, rações e mesmo fezes dos animais. Por isso deve se manter o ambiente limpo e não deixar a ração exposta durante a noite. "Se o animal entrar em contato com águas de enchentes e apresentar sintomas como febre alta, apatia, diarréia e vômitos o encaminhamento ao profissional qualificado deve ser feito imediatamente. Os animais de companhia também podem transmitir a doença aos humanos através da urina e das fezes."
O câncer de pele é outra preocupação que afeta os animais. Cães e gatos que tem a pele muito clara - ou rosadas - quando submetidos à exposição ao sol também podem desenvolver sarcoma, que geralmente ocorre nas áreas sem pêlo. As maiores vítimas são os animais albinos, gatos brancos, boxers brancos ou animais que não sendo totalmente brancos, tenham a ponta de nariz, orelhas, ao redor dos olhos e abdômen despigmentadas. Esses animais não devem tomar banhos de sol, mas se a exposição for inevitável deve-se usar bloqueadores solares nessas partes.

-Fonte: Estadão e Gazeta Digital

2 comentários:

Andressa disse...

Algodão é um gato que não poderá pegar um bonzeado... Lina (e a Celine, né?) só não pode no barrigão, rsss
Bjocas!

Ana, Aprendiz de Anjo disse...

Oi Nice, quando puder dá uma passadinha lá no Anjogatos. Tem um presentinho para você. Beijos