sexta-feira, 13 de junho de 2008

Manekineko

Ele é um dos talismãs mais populares no Japão por ser símbolo de sorte e proteção.
Descendente de japoneses, Lídia adotou um gato preto como bicho de estimação.
“Isso é uma coisa mística do Brasil. Eu acho que as pessoas teriam que se aprofundar um pouquinho mais para ver que isso não é verdade quem disse que uma coisinha dessa dá azar. Não dá azar, ele dá é trabalho porque tem que alimentar, dar carinho”, diz Lídia Kamimura, assistente administrativo.
Os orientais gostam tanto de gatos que transformaram o bichinho em talismã. É o Manekineko, o gato de patinha levantada que não dá trabalho nenhum.
Existem várias lendas que explicam a origem do manekineko. Uma das mais antigas conta a história de um samurai salvo por um gato.
Surpreendido por uma tempestade, o guerreiro se abrigou debaixo de uma árvore. Ao ver o gato com a pata dianteira levantada, como se fosse um chamado, o samurai deixou o refúgio. Naquele mesmo momento, um raio atingiu a árvore.
Desde então, para os japoneses gato com a pata levantada é símbolo de sorte e proteção.
“É como se fosse o nosso saci-pererê, é uma coisa típica do Japão, não vai encontrar em nenhum outro lugar do oriente”, diz Roque Nishida, pesquisador oriental.
O manekineko é um amuleto obrigatório nas lojas do bairro da Liberdade. Há quem diga que a patinha levantada também serve para convidar a freguesia a entrar, mas muita gente compra o talismã para colocar em casa mesmo.
E tem um outro detalhe: nem sempre o gatinho tem a mesma pata levantada. Dizem por aqui que a direita atrai dinheiro, fortuna e a esquerda freguesia, sorte nos negócios. Na dúvida, por que não levar os dois?
Agora, bom mesmo é ganhar um de presente. Desde a inauguração da padaria, um gatinho desses, legítimo, ocupa um lugar estratégico e tem recompensado o esforço de Memi Guo.
“Acho que isso que está dando sorte pra mim e tem que lutar, tem que trabalhar, sem trabalhar sem fazer esforço não vai. Já dei alguns de presente e está dando sucesso pra todo mundo”, diz Guo, dona da padaria
Olha só os meus Manekinekos....

3 comentários:

Claudinha disse...

Tenho dois em casa...mas tem que ficar escondido se não os gatinhos de verdade os quebram rapidinho...rs

bjs
Cláudia

Japa Girl disse...

Eu tinha 2... Um gatinho de verdade quebrou um deles. Mas não tem problema, gato de verdade dá mais sorte (pelo menos eu acho).
Bjos!

Anônimo disse...

Gatinhos com a pata levantada sempre trazem amor, sorte e prosperidade...todos deveriam andar com um a tira colo...